Temporal

Prefeitura de Santiago decreta situação de emergência

Dandara Flores Aranguiz

"

Por conta dos estragos ocasionados pela chuva de granizo na manhã de terça-feira, em Santiago, o prefeito Júlio Ruivo decretou, no final da tarde desta quarta-feira, situação de emergência. Com o decreto municipal, a prefeitura pretende adquirir telhas e outros materiais de construção sem a necessidade de licitação, atendendo de forma mais rápida os pedidos de ajuda.

Segundo Haroldo Pouey, engenheiro da Defesa Civil, na quarta-feira pela manhã, foram distribuídos mais 4 mil metros de lonas às famílias mais necessitadas. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a projeção é de pelo menos 700 casas tenham sido atingidas pelo granizo. No levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social, no entanto, há apenas 504 residências cadastradas. A prefeitura acredita que ainda há moradores procurando ajuda do poder público. Duas assistentes sociais  fazem visitas às residências para um balanço final do material a ser disponibilizado.


O leitor Ricardo Deon registrou as pedras de gelo que atingiram sua casa, na terça-feira

O engenheiro agrônomo da Emater de Santiago, Dairton Ramos Lewandowski, explica que nem todas as casas do município sofreram com os estragos da chuva, porque somente uma faixa de granizo caiu sobre a região leste de Santiago. Por isso, apenas alguns bairros foram atingidos. As casas com telhados mais fortes, por exemplo, não sofreram prejuízos.

Zona rural também foi afetada

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Santiago, Dairton Ramos Lewandowski, os maiores estragos no campo foram os pomares de pêssego. Segundo ele, 11 hectares de pessegueiro foram atingidos pela chuva de granizo, totalizando um prejuízo de R$ 189 mil, com perda de aproximadamente 13,5 toneladas da fruta.

Oito produtores de hortaliças da região tiveram suas estufas destruídas. Segundo Lewandowski, os prejuízos podem chegar a R$ 26 mil. Além disso, outra preocupação é de que as lavouras de trigo também tenham sido atingidas. Dos 6 mil hectares plantados do grão, o cálculo é de 10% de perda da plantação, até o momento.

Doações

A Secretaria de Desenvolvimento Social está arrecadando doações de telhas e material de construção às famílias cadastradas.

O telefone para contato é (55) 3251-4494.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CTGs voltam atrás e decidem desfilar

Próximo

Prefeitura estima mais de 700 casas atingidas por granizo em Santiago

Geral